Viajar para Orlando, Miami ou Nova York, por exemplo, é algo que faz parte da listinha de desejos de muita gente. E com certeza muitas pessoas pretendiam realizar este sonho quando, em maio de 2020, os Estados Unidos anunciaram a proibição de passageiros vindos do Brasil em uma tentativa de conter o avanço da pandemia.
Não é de se estranhar, portanto, que, de lá pra cá, uma das perguntas mais frequentes feitas pelos viajantes canarinhos seja: quando vamos poder visitar os EUA de novo? Embora não seja possível prever quando isso vai acontecer, é preciso deixar um ponto muito claro: a restrição não tem relação com a nacionalidade do passageiro, mas, sim, com o seu país de origem.
Ainda não entendeu bem? Pois então confira a entrevista com Fernanda Paranhos. A especialista reservou um tempinho para esclarecer a dúvida que vem levando as pessoas à loucura: afinal, brasileiros podem entrar nos Estados Unidos?
1. Brasileiros podem entrar nos Estados Unidos? Quem está autorizado a entrar no país?
Acredito que seja mais fácil responder quem não pode. Ou seja: turistas que estiveram nos últimos 14 dias no Brasil não estão autorizados a entrar nos Estados Unidos. Agora, se o passageiro passar 14 dias completos em qualquer outro país da América Latina e depois se dirigir à região, ele estará, sim, liberado a entrar nos States.
2. Quais são os requisitos de entrada? Existe alguma exigência de vacina ou teste?
Quem estiver planejando uma viagem para o destino precisa atender aos seguintes requisitos: contar com visto e passaporte válidos, fazer quarentena de 14 dias em um país que não seja o Brasil e que tenha autorização de entrar nos Estados Unidos e portar teste RT-PCR com resultado negativo, emitido no máximo 72h antes do embarque. Não há qualquer exigência no que se refere a vacinas.
3. Quais são os países da América Latina para onde os brasileiros podem ir antes de embarcar rumo aos Estados Unidos? Esses países contam com exigências próprias?
Existem muitas opções onde os brasileiros podem passar esse período de 14 dias, porém os países mais indicados são: Colômbia, Costa Rica, México, Panamá e República Dominicana. Cabe frisar que cada um deles conta, sim, com as suas próprias medidas preventivas obrigatórias, então é preciso se atentar a elas também.
4. Devo respeitar as restrições do país escolhido para a quarentena? Como faço para saber quais são essas restrições?
Sem dúvidas! No entanto, não existe nenhuma exigência universal, que valha para todos os destinos. Para entrar no México, por exemplo, é preciso preencher o Cuestionario de identificación de factores de riesgo en viajeros antes do embarque, bem como pagar uma taxa de turismo se a viagem for para Cancún e Cozumel.
Ao mesmo tempo, vale dizer que as restrições estão sempre sendo atualizadas e revistas, o que significa que podem mudar a qualquer minuto. Logo, o melhor é consultar o consulado ou a embaixada do país antes de viajar.
5. A entrada nos Estados Unidos é garantida após a quarentena em outro país que não seja o Brasil?
Mesmo fora da pandemia, a entrada nos Estados Unidos nunca é garantida, essa é a verdade. Isso depende do agente de imigração que atender você na sua chegada. Some a isso o fato de que o momento segue bastante delicado, então sempre existe o risco de os EUA vetarem a entrada de turistas de outros países ou alterarem as regras sem aviso prévio, o que, consequentemente, prejudicaria uma viagem à região.
De toda forma, uma coisa é certa: todo mundo precisa ter o visto válido para entrar.
6. Caso o viajante more no Brasil, mas já esteja vacinado, ele poderá entrar nos Estados Unidos sem passar por outro país?
Não. Independentemente de estar ou não vacinado, para entrar nos Estados Unidos é necessário fazer a quarentena de 14 dias em um dos destinos autorizados pelo país.
7. Quem pode viajar para os EUA sem precisar passar por outro destino?
Cidadãos americanos e residentes permanentes (pessoas que tenham o Green Card), assim como parentes diretos de cidadãos e residentes permanentes. Esse é o caso, por exemplo, de maridos, esposas, filhos menores de 21 anos e pais de menores de idade, desde que os menores morem nos Estados Unidos.
8. O que está aberto nos Estados Unidos no momento?
Depende muito do estado. Na Flórida está tudo aberto, ao passo que, na Califórnia, os parques temáticos estão funcionando apenas para moradores. Já Nova York está começando a reabrir e a retomar suas atividades aos poucos. Entretanto, os shows da Broadway ainda não estão autorizados.
9. Os EUA estão flexibilizando o uso da máscara. Quais são as novas regras?
Nos espaços abertos a máscara é opcional para quem já tomou a vacina. Contudo, ela ainda é obrigatória em lugares fechados, como atrações, restaurantes e lojas. Outra mudança diz respeito ao distanciamento social, que mudou de 2 metros para 1 metro.
10. Para retornar ao Brasil é necessário fazer quarentena? Posso voltar diretamente sem passar por outros países?
Para retornar ao Brasil não é necessário fazer quarentena em outros países. Em outras palavras, você pode, sim, voltar direto pra casa. Mas vale lembrar que a entrada no país está atrelada à apresentação de teste RT-PCR negativo, efetuado no máximo três dias antes do primeiro ponto de embarque.
Agora conta pra gente: Conseguiu tirar as todas as suas dúvidas e quer uma ajuda para planejar seu próximo destino? Então clique AQUI que nós te ajudamos a conhecer o mundo com segurança e conforto.