Mais de cem países exigem o Certificado Internacional de Vacinação do viajante, para comprovação em especial da imunização contra a febre amarela. Alguns países, como Estados Unidos, Reino Unido e Portugal, não fazem questão da apresentação do certificado. Em outros casos, como Austrália, Bahamas e Tailândia, não é permitida a entrada sem o documento, inclusive para uma simples conexão do cidadão que estiver só de passagem.
O que é
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. Existem dois ciclos de febre amarela: A silvestre, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, e a urbana, transmitida pelo Aedes aegypti.
Sintomas
Casos moderados provocam febre, dor de cabeça, náusea e vômitos. Casos mais graves podem gerar problemas cardíacos, renais e hepáticos fatais.
Prevenção
A vacina é a melhor ferramenta de prevenção e controle da doença.
Lembramos que o Panamá não exige o certificado internacional de vacina contra a febre amarela para os casos de conexões no mesmo dia, mas que em situações que envolvam pernoite, o mesmo passa a ser exigido. É portanto recomendável que o passageiro possua o certificado para eventuais casos de situação inesperada que exija pernoite no Panamá.