Todo(a) bom(a) viajante precisa estar antenado(a) com o que rola no mundo do turismo. Por isso mesmo, se já está no seu radar fazer uma viagem para o ano que vem, em especial para o Velho Continente, fique ligado(a) na novidade a seguir: A Comissão Europeia anunciou que o ETIAS (Sistema Europeu de Informação de Viagem e Autorização) será exigido a partir de maio de 2023. Ou seja, brasileiros(as) terão que pagar uma taxa para obter uma autorização para entrar na Europa. Quer saber mais sobre o assunto? Nós reunimos as principais informações para você. Então se liga!
TUDO SOBRE O ETIAS, A AUTORIZAÇÃO PARA ENTRAR NA EUROPA EM 2023
Antes de mais nada, vamos aos fatos: este documento já vinha sendo discutido há anos. Afinal, ele visa combater a imigração ilegal e aumentar a segurança nos países. Além disso, as filas tendem a ser menores, assim como o tempo de passagem pela imigração. Agora tire suas dúvidas sobre a nova autorização para entrar na Europa!
Para que serve e quem precisa?
Esta autorização de viagem será exigida para entrar em qualquer país que faça parte do Espaço Schengen. Ao mesmo tempo, o ETIAS será solicitado de todos(as) os(as) viajantes de países que tenham um acordo de isenção de visto com esses destinos. Esse é o caso do Brasil, Argentina, Peru, Chile e Colômbia, por exemplo. Atualmente, brasileiros que vão à a Europa têm entrada permitida para estadas de até 90 dias, sem visto.
Mas, peraí, quais são os países do Espaço Schengen?
Em linhas gerais, o ETIAS vai permitir que o(a) viajante visite todos os 26 países que fazem parte do Espaço Schengen. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França e Grécia. Além disso, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça também fazem parte.
Quando devo apresentar e qual a validade?
O(a) viajante deverá mostrar a autorização junto com o passaporte ao entrar no país da Europa. Cabe destacar que companhias aéreas e marítimas vão ter autorização para checar os documentos.
Porém, enquanto você estiver viajando, vai ter de apresentar sua autorização apenas uma vez, no primeiro país europeu que constar no seu roteiro. Após a emissão, o ETIAS vale por três anos ou, então, até o vencimento do passaporte.
Como fazer a solicitação?
A solicitação do ETIAS deve ser feita on-line – mas o serviço ainda não está disponível. Será necessário preencher um formulário eletrônico com várias informações, tais como nome, endereço, e-mail, passaporte, país de entrada e países que pretende visitar. Por fim, o processo inclui pagar uma taxa de € 7, mais ou menos R$ 40, com cartão de crédito ou débito. Contudo, menores de 18 anos e maiores de 70 anos são isentos, OK?
Fique tranquilo(a), uma vez que você vai receber atualizações de status da solicitação por e-mail. Entretanto, a maioria dos pedidos tende a ser aprovada depois de uma triagem automática rápida. Por outro lado, as candidaturas que demandarem revisão manual poderão levar até 14 dias para darem retorno. Sendo assim, a dica é fazer a solicitação com antecedência.
Quais são os requisitos?
Para ser elegível ao ETIAS e obter a autorização para entrar na Europa é preciso ter um passaporte brasileiro, válido por até três meses além da data de estada pretendida, bem como ter viagem marcada para algum país do Espaço Schengen. Conforme mencionado acima, a pessoa ainda tem de portar um cartão de crédito ou débito para pagar a taxa e um e-mail para receber a aprovação.
Ficou com alguma dúvida sobre a autorização para entrar na Europa em 2023? Caso queira ler mais sobre o assunto, acesse o site oficial do ETIAS. E, se a vontade de viajar bateu forte, clique AQUI dessa forma você realiza tudo com muito mais segurança e conforto e não precisa se preocupar com burocracias
Fonte: Segue Viagem, MAI22