Pegando carona nas medidas adotadas por outros países europeus, também a Holanda reabre para viajantes brasileiros. A partir do último dia (4), quem já tiver tomado todas as doses da vacina – ou a vacina de dose única – pode entrar no país. E sabe o que é melhor? O destino aceita todas as vacinas aplicadas por aqui, incluindo a Coronavac.
De hoje em diante, o Brasil deixa a lista de países com circulação de variantes preocupantes e passa a ser classificado como very high-risk area. Em português, área de risco muito alto. Ainda não é o ideal, é claro, mas já é um indício de que as coisas estão começando a melhorar. Porém, a quarentena continua sendo obrigatória.
Além do certificado de vacinação, é preciso ter em mãos teste RT-PCR com resultado negativo para COVID-19, emitido não mais do que 48h antes do voo de partida, ou, então, teste de antígeno negativo coletado no máximo 24h antes do embarque. O teste é obrigatório para todos os passageiros com mais de 12 anos.
Regras envolvendo a vacina e o certificado
É preciso respeitar o período de 14 dias após receber a segunda dose das vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer para entrar no país. A exceção são as pessoas que tomaram a vacina de dose única da Janssen, cujo efeito leva 28 dias para começar. Em contrapartida, o país também aceita quem recebeu apenas uma dose mas tem como provar que já teve COVID-19.
O comprovante de vacinação – como o emitido pelo ConecteSUS – é aceito. Inclusive, a Holanda aceita o certificado em português, assim como em inglês, francês, alemão italiano, espanhol e holandês. Porém, é essencial que o documento contenha:
– dados pessoais, que identifiquem o viajante;
– o nome da vacina e o nome do fabricante;
– a data em que cada uma das doses foi administrada;
– o nome do país onde as doses foram aplicadas;
– o nome do órgão que emitiu o certificado.
Holanda reabre para viajantes brasileiros, mas quarentena continua
Embora os brasileiros já possam voltar a curtir Amsterdã, por exemplo, ainda assim é preciso respeitar o período de quarentena em um local à sua escolha. Mesmo estando vacinado(a), viu? A princípio, este período é de 10 dias. Contudo, se você fizer um novo teste RT-PCR no quinto dia e o resultado der negativo, pode conseguir encurtá-lo.
Um seleto grupo de pessoas está isento de ter de cumprir a quarentena, como menores de 12 anos e viajantes que têm parentes diretos morando na Holanda.
Por conta deste requisito de isolamento, é fundamental preencher um formulário de quarentena – mesmo que você se encaixe em uma das exceções. Independentemente da sua preferência, não se esqueça de preenchê-lo. Quem não apresentar o formulário pode ter a sua entrada impedida e ainda ter de pagar uma multa de mais de 300 euros.
Ao mesmo tempo, todo mundo com mais de 13 anos deve completar uma declaração de saúde. Fez isso? Joia! Agora é só imprimir e levá-la consigo ao longo de toda a viagem.
E aí, se animou a viajar para lá, agora que já sabe que a Holanda reabriu para viajantes brasileiros? Então clique AQUI que nós te ajudamos a planejar tudo! Dessa forma você viaja em total segurança, já que as exigências adotadas pelos destinos mudam bastante e muito rápido.
Fonte: Segue Viagem, Set21