De um lado, a famosa Cordilheira dos Andes. Do outro, o Oceano Atlântico, abrigando pinguins, focas, baleias e orcas. Já sabe de quem estamos falando? Pois acertou quem pensou na Patagônia! Situada entre a Argentina e o Chile, a região conta com paisagens de literalmente tirar o fôlego, que mais parecem ter saído de um filme.
A Patagônia fica pertinho de diversas cidades que merecem sua atenção. Porém, se o que você procura é por um ponto de partida, aqui a gente vai falar de duas que merecem demais estar no seu roteiro: Ushuaia e El Calafate, na Argentina. Se liga!
PRINCIPAIS DICAS SOBRE EL CALAFATE E USHUAIA, NA ARGENTINA
EL CALAFATE
Onde fica:
Acima de tudo, El Calafate é a porta de entrada para descobrir alguns dos panoramas mais impressionantes da Patagônia. No sul do país dos nossos hermanos, está à beira do Lago Argentino e a poucos minutos do famoso Parque Nacional Los Glaciares, cujo ícone é a geleira Perito Moreno, com mais de 250 km de extensão.
Quando ir:
O período entre os meses de outubro e março corresponde à melhor época para visitar El Calafate. O destaque especial, contudo, vai para novembro, dezembro, janeiro e março, uma vez que o clima ameno permite que o(a) visitante aproveite todos os passeios.
Apesar de ser um destino para curtir o frio, não é recomendado visitar a região no inverno, já que as temperaturas são extremamente baixas. Além disso, mesmo nos meses em que os termômetros costumam ser mais altos é aconselhável levar todos os acessórios e roupas de frio. Afinal, perto das geleiras é sempre muito gelado, principalmente à noite.
O que fazer:
De modo geral, El Calafate é um destino ideal para se desbravar a pé. Repleta de atrações, a Avenida Libertador General San Martín, por exemplo, é o reduto das lojas, restaurantes e bares mais badalados da cidade. Oferecendo gastronomia elaborada, os(as) turistas podem provar pratos típicos da região, como o cordeiro patagônico e a truta, ambos famosíssimos por lá.
Outra atração imperdível é o Glaciarium, museu interativo que explica aos(às) visitantes a formação, a importância e a história das grandes geleiras do mundo. Ali ainda estão bares que servem drinks e petiscos deliciosos.
USHUAIA
Onde fica:
Ushuaia é inusitadamente descrita como o “fim do mundo” por ser a cidade mais austral do planeta. Abaixo dali, só mar, gelo e a Antártida. O fato de o município estar localizado em uma região chamada Terra do Fogo e apresentar clima frio só aguça ainda mais a curiosidade da galera, fazendo do extremo sul do continente um local fascinante.
Quando ir:
Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que o objetivo da sua viagem vai ajudar a definir a melhor época para ir pra lá. Em linhas gerais, se você busca uma experiência na neve, a dica é ir entre junho e setembro. Por outro lado, se o seu foco for ver de perto os pinguins, priorize ir durante o verão, ou seja, entre os meses de outubro e março.
O que fazer:
Um dos lugares que você precisa conhecer em Ushuaia é o porto da cidade, visto que ele é o ponto de partida de vários cruzeiros que passam pelo Polo Sul e, também, de passeios que envolvem navegação no Canal de Beagle. Essa região dispõe de diversas rotas de barco cruzando lugares incríveis, como a imperdível Ilha dos Lobos. Ao mesmo tempo, o calçadão do porto é o point perfeito para relaxar e curtir o cenário.
Perto dali, outra atração imperdível: o Parque Nacional Terra do Fogo, um dos principais pontos turísticos de Ushuaia. Com cerca de 63 mil hectares, a área é impactante: sua topografia montanhosa e paisagens são de cair o queixo. Sendo assim, prepare-se para toneladas de fotos!
Bônus: mate a vontade (ou a saudade) de esquiar
Sem dúvidas, a neve é um dos fatores determinantes pelos quais os(as) turistas vão para Ushuaia. Mesmo porque, devido à sua localização geográfica, o destino desfruta de uma longa temporada de neve. Portanto, não tem como não se aventurar nos esportes de inverno no complexo Cerro Castor. Mas, ó, ele fica aberto entre maio e outubro, OK?
O centro de esqui tem cerca de 600 hectares de área “esquiável”, com 30 pistas e caminhos de diferentes níveis. Em outras palavras, por ali dá pra praticar o cross-country (ou esqui de travessia), o esqui alpino (que é a descida da montanha) e o célebre snowboarding. Área para crianças e restaurantes completam a infraestrutura.
E aí, ficou com vontade de conhecer El Calafate e Ushuaia? Então, clique AQUI e comece a tirar do papel essa aventura pra lá de especial.
Fonte: Segue Viagem, JUL22