Balneário mais cobiçado de todo o Uruguai e um dos mais desejados da América do Sul, Punta del Este é um lugar muito procurado durante o verão.
De um lado, conta com o Rio da Prata formando a Playa Mansa e, do outro, tem o Oceano Atlântico que banha a Playa Brava, endereço da famosa escultura da mão gigante enterrada na areia, conhecida popularmente como Los Dedos. Rica em cultura, perto do litoral, no bairro Beverly Hills, está o Museu Ralli, que guarda obras de artistas renomados, incluindo peças de Salvador Dalí. Também cheia de glamour, opções de diversões para os adultos não faltam por lá. Cassinos são facilmente encontrados e atraem os olhares de muitos visitantes com suas sofisticadas tecnologias, jogos de última geração e instalações de primeira. A oeste de Punta del Este está Punta Ballena, e ir até lá é imprescindível se quiser ver a atração mais famosa da região, a Casapueblo. A linda casa branca, que lembra as construções à beira-mar da Grécia, é do artista Carlos Vilaró. Ele a transformou em sua galeria de arte, em um mirante e hotel. Do lado oposto fica La Barra, que é bem mais rústica que sua vizinha, porém, concentra muita agitação de jovens, principalmente nas épocas de calor.
QUE TAL UM BATE E VOLTA?
Bem próximo de Punta, a cerca de 40 km de distância, a cidade balneária de Piriápolis é uma graça. Com um ar interiorano e 20 km de praias, o que não falta são motivos para visitar o destino: turismo ecológico, pontos históricos e paisagens maravilhosas são apenas algumas das alternativas. Dica: caminhar pela rambla é uma excelente forma de curtir o magnífico pôr do sol do Uruguai.
O ROMANTISMO DE COLONIA DEL SACRAMENTO
Uma cidadezinha de praias com ruas de paralelepípedo, casinhas em estilo colonial e um centro histórico declarado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade: esta é Colonia del Sacramento, fundada pelo português Manoel Lobo, em 1680, e que foi um território disputado entre Portugal e Espanha por quase 200 anos. A influência lusitana pode ser vista não somente na arquitetura dos casarios, mas também nos tradicionais trabalhos em azulejo. O local dispõe de um Museu do Azulejo, instalado em uma construção portuguesa do século 18. Já a presença espanhola, além da língua, mostra-se em locais como o Real de San Carlos e sua Plaza de Toros, onde eram realizadas as touradas. Entre os lugares a serem visitados, não podem faltar a Basílica do Santíssimo Sacramento, considerada a mais antiga igreja do Uruguai, e o Farol, que oferece a melhor vista da região e está situado junto às ruínas do Convento de San Francisco Javier. Se a fome bater, na Plaza Mayor existem vários restaurantes e cafés para fazer uma pausa. Seguindo com o roteiro, a Calle de los Suspiros é considerada uma das ruas mais antigas de lá, conhecida por suas típicas edificações portuguesas e rodeada por incríveis lendas e histórias. Em torno de 80 metros, está a Puerta de la Ciudadela, monumento histórico datado de 1745. Para encerrar o dia, a dica é tirar um tempinho para sentar em um dos restaurantes no centro e petiscar algo ou experimentar um vinho uruguaio.
Quer saber mais sobre? Consulte-nos!