Durante a pandemia o uso de máscaras virou rotina na vida de todos nós. Entretanto, ainda há muitas dúvidas a respeito disso. Afinal, hoje a maioria das pessoas sabe que existem muitos modelos com vários níveis de proteção. Mas você já se perguntou qual máscara usar no avião? Pois a gente já!
Antes de qualquer coisa, porém, vale reforçar que as informações a seguir podem sofrer alterações de acordo com as novas recomendações da Anvisa. Portanto, antes de viajar, confirme todas as exigências com a sua companhia aérea.
Em primeiro lugar, qual tipo de máscara não usar no avião?
Sancionada em julho de 2020, a lei nº 14.019 tornou o uso de máscara obrigatório em espaços públicos. Contudo, em março deste ano a Anvisa listou uma série de recomendações sobre quais tipos de máscaras podem (e devem!) ser usadas no avião. Isso significa que há também uma lista de máscaras não recomendadas, certo? Certo! E é justamente por elas que vamos começar.
Máscaras não recomendadas pela Anvisa:
– modelos de acrílico ou de plástico;
– máscaras com válvulas de expiração, incluindo os modelos N95 e PFF2. As máscaras com válvulas são chamadas de “egoístas” porque, embora protejam quem as usa, não impedem que a pessoa, se infectada, contamine quem estiver ao redor por meio de gotículas;
– lenços, bandanas de pano ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção;
– protetor facial (face shield) sem máscara por baixo;
– máscara do tipo caseira (ou não profissional) com uma só camada.
Acima de tudo, é preciso observar os requisitos mínimos previstos na ABNT PR 1002 – Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, fabricação e uso. Máscaras de algodão a partir de três camadas protegem até 70% contra a entrada de partículas. Além disso, usar duas máscaras simultaneamente (cirúrgica e de pano por cima) faz com que a proteção suba para 92%.
Máscaras mais indicadas para viajar de avião
Companhias áreas como LATAM e GOL Linhas Aéreas Inteligentes informam em seus sites que o embarque só é autorizado se o(a) passageiro(a) estiver utilizando:
– máscaras cirúrgicas descartáveis;
– tipos PFF2 e N95, ambos sem válvula;
– modelos de tecido com tripla camada.
De acordo com a Anvisa, o uso de máscara em aviões é imprescindível, uma vez que o espaço não é bem ventilado e não permite um distanciamento seguro. Além disso, a Anvisa também estabelece que as máscaras estejam bem ajustadas ao rosto. Ou seja: devem cobrir o nariz, o queixo e a boca a fim de minimizar espaços que permitam a entrada ou a saída do ar e de gotículas.
Agora que você já sabe quais máscaras usar no avião, compartilhe este post com amigos e familiares! Ao mesmo tempo, não se esqueça de sempre seguir as recomendações dos órgãos de saúde e, assim, zelar pela sua segurança e pela segurança de quem você ama.
Fonte: Segue Viagem, Mar22