Localizada bem “no meiodo mundo”, a capital equatoriana, Quito, é o destino mais turístico dopaís e também a porta de entradapara outros municípios.
Rodeada por vulcões e a 2.800 metros de altitude, é nela que a linha do Equador divideo globo em duas partes, norte e sul, oque permite que seus visitantes estejam em dois hemisférios ao mesmo tempo. Encantadora, Quito mescla perfeitamentecenários modernos e antigos em seucentro histórico, que é o maior e maisbem conservado de toda a AméricaLatina, motivo pelo qual, inclusive,foi a primeira capital do mundo aser nomeada como um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, na década de 1970.
Ali é possível mergulhar na rica história do país ao observar os coloridos sobrados coloniais de estilo “barroco de Quito”, uma misturade características hispânicas, flamencas,italianas, indígenas pré-colombianase árabes.
Ainda por lá, museus, igrejas, construções e praças são um ótimo convite para fazer uma visita, entre eles: a Plaza Grande e seus arredores; a Catedral de Quito, um dos maisantigos templos da América do Sul; a Casa del Alabado, um museu de artepré-colombiana; o Convento e Igrejade São Francisco, um dos maiorescomplexos coloniais do continente; e a Igreja de la Compañía, marcadapor sua arquitetura barroca e interior coberto de ouro.
Situada no lado ocidental da Cordilheirados Andes e cheia de paisagens espetaculares, admirá-la de cima é uma boa pedida. Por isso, um ponto que é digno de atenções é o Mirante do Panecillo, uma colina que abriga aestátua com mais de 40 metros de alturada Virgem de Quito e proporciona umavista panorâmica inesquecível.
Com inúmeros atrativos, o artesanato é, sem dúvidas, uma das estrelas locais e, para conhecer o poder das talentosas mãos artesãs equatorianas, La Ronda é uma magnífica escolha. O visitante vai encontrar: brinquedos, chapéus Panamá, artigos indígenas e muito mais. A animada rua de pedras, excelente representante da cultura espanhola presente na história do país, também é reconhecida por suas casas coloridas, varandas de ferro enfeitadas com flores, lojas e galerias. Além disso, é perfeita para curtir a típica noite local ao som das músicas dos bares e cafeterias boêmias.
TOUR PELOS VULCÕES
A 75 km da capital, um cenário espetacular chama atenção de todos os curiosos e aventureiros que passam pela região. O país é casa da Avenida dos Vulcões, uma estrada entre Quito e Cuenca que é rodeada por mais de 80 vulcões, muitos deles ativos até os dias de hoje. Dentre as paradas do caminho, um destaque é o Parque Nacional Cotoxapi, lar do mais famoso vulcão do Equador, Cotoxapi, com seus 5.897 metros de altura. Além de impressionar por sua imponência, dá para fazer caminhadas pelo entorno e observar lhamas, guanacos, vicunhas e cavalos selvagens. Uma curiosidade é que o pico desse vulcão é identificado por sua constante neve e simetria.
Quer saber mais sobre? Consulte-nos!