Uma viagem mais do que inesquecível, a região do Vale Sagrado, formada pelo Rio Urubamba, vai desde Cusco até Machu Picchu. Ao todo são mais de 100 km de extensão considerados sagrados pelos incas, além de contar com uma exuberante geografia. Chave da organização política e religiosa desse antigo império, os complexos de Písac e Ollantaytambo também eram lugares de adoração. O primeiro deles tinha grande importância agrícola e era divido em três áreas: residencial, religiosa e militar. Atualmente, ali funciona o Mercado de Písac, no qual é possível encontrar desde artesanato até alimentos e bebidas. Já Ollantaytambo concentrou um grande exército e serviu como palácio para as autoridades no passado. Hoje, figura como uma excelente opção para fazer refeições tipicamente peruanas e descansar durante o percurso até a próxima parada. Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, Machu Picchu é o maior sítio arqueológico da América Latina e também é descrito como “a cidade perdida dos incas”. Pré-colombiano e muito bem conservado no topo de uma montanha, a 2.400 metros de altitude, o lugar foi elevado à categoria de Patrimônio Mundial pela Unesco e é um dos pontos históricos mais visitados do Peru. No trajeto até lá, iniciado em Cusco, vale parar em Águas Calientes, também chamada de Machu Picchu Pueblo, para desfrutar de banhos termais e fazer compras nos mercados artesanais.
AREQUIPA: A CIDADE BRANCA É MAGIA DO COMEÇO AO FIM
Em uma área de oásis, em meio às montanhas desérticas da Cordilheira dos Andes, a Cidade Branca, como é conhecida Arequipa, foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e está aos pés de três grandes vulcões da região: o grandioso Misti, Pichu Pichu e o Chachani. Museu a céu aberto, a Plaza de Armas é tida como uma das mais belas do Peru e abriga a Catedral de Arequipa, datada do século 17 e sobrevivente de vários terremotos. Próximo dali, o Mirador de Carmen Alto proporciona um panorama sensacional, já que possibilita ver a área inteira rodeada pelos imponentes vulcões. Um dos maiores monastérios do mundo, com área de 20 mil m², o Convento de Santa Catalina é outro ponto popular a ser visitado, assim como o Museu Arqueológico da Universidade San Agustín, lar de grandes achados arqueológicos com mais de dois mil anos de existência.
VALE DO COLCA
O combo de destinos Arequipa e Vale do Colca é muito comum no roteiro dos viajantes. O vale, que leva este nome porque suas linhas e curvas acompanham o rio homônimo, tem uma paisagem inigualável, incorporando elementos como montanhas, construções antigas e águas termais. Estrela da região, ele está entre os maiores paredões de pedra do mundo, chegando a 4.160 metros de profundidade em alguns trechos. Não perca a oportunidade de tirar alguns momentos para contemplar essa obra da natureza e, claro, fazer lindos cliques.
Quer saber mais sobre? Consulte-nos!