Você pretende viajar em breve para o exterior e viu que um dos documentos exigidos é o passaporte. Xiii, mas você ainda não tem um? Não se preocupe, porque este post vai te ajudar bastante!
Em primeiro lugar, saiba que o processo não é nada difícil, já que toda a solicitação é feita pela internet. É só pagar uma taxa única e depois comparecer duas vezes a um posto da Polícia Federal – órgão que emite o passaporte –, sendo que uma delas é só pra retirar o seu documento.
E aí, ficou empolgado com a informação? Então confira a seguir o passo a passo completo e termine este post sabendo como tirar o passaporte.
COMO TIRAR O PASSAPORTE
1. Reúna todos os documentos
Vamos lá, para começar, separe todos os documentos exigidos para tirar o passaporte. Você sabe quais são eles? Não? Pois anote aí: documento de identidade (pode ser RG, CNH com foto, Carteira de Trabalho ou passaporte anterior, caso tenha um) e CPF. Em situações com alteração de nome também é preciso apresentar Certidão de Nascimento ou Casamento, OK?
2. Preencha o formulário da Polícia Federal
Documentos em mãos? Ótimo! O próximo passo é acessar o site da Polícia Federal e preencher o formulário. Mas pode ficar tranquilo, pois o formulário é bem simples e rápido. Assim que terminar de preenchê-lo, um protocolo com a sua solicitação será gerado, bem como um boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Este boleto nada mais é do que a taxa que todo mundo precisa pagar quando vai tirar o passaporte.
3. Pague o boleto da GRU
Atualmente no valor de R$275,25, o boleto de Guia de Recolhimento da União pode ser pago em casas lotéricas, bancos ou internet. Ou seja: escolha a forma que for mais fácil pra você.
Depois de pagar esta taxa e obter a confirmação do pagamento você pode proceder à etapa seguinte: fazer o agendamento do atendimento pelo site da Polícia Federal. Você consegue agendar uma data utilizando seu CPF, número de protocolo e data de nascimento.
Após inserir todos esses dados, o sistema indicará os postos disponíveis para atendimento, assim como algumas opções de horário. Selecione o que for mais conveniente pra você.
4. Compareça no dia e horário agendados no posto da Polícia Federal
Agora você precisa comparecer no posto da Polícia Federal no dia e horário agendados – recomenda-se chegar com 15 minutos de antecedência. Quer saber o que você precisa levar nesse dia? Mamão com açúcar: leve em uma pastinha toda a documentação original separada, o comprovante de pagamento da GRU e o protocolo de agendamento. Em um primeiro momento os seus dados serão checados; em seguida você será encaminhado para a coleta de impressões digitais e foto. Mas relaxa: tudo acontece no mesmo lugar, viu? Por último você receberá um protocolo com a data provável de entrega.
5. Por fim: retire o seu passaporte
Agora é só comparecer no dia certo, no mesmo posto da Polícia Federal, com um documento de identidade original. Contudo, aqui vai um ponto de atenção: o passaporte só será entregue ao seu titular e será cancelado caso não seja retirado em até 90 dias. Portanto, nada de bobear com a data, hein!
Quer confirmar se o passaporte já está disponível antes de sair de casa? Bom, geralmente o documento fica pronto em seis dias úteis, mas você também pode acompanhar a solicitação.
VEM VER: MAIS DETALHES SOBRE O PASSAPORTE
- O passaporte tem validade de dez anos;
- Dá para tirar o passaporte mesmo com o nome sujo;
- Menores de idade conseguem obter o documento; porém, existem alguns formulários e autorizações extras;
- É recomendado renovar o passaporte seis meses antes que ele expire;
- Alguns países podem exigir que o documento tenha páginas em branco e alguns meses de validade;
- Destinos como os Estados Unidos, por exemplo, exigem visto, além do passaporte;
- Caso perca seu passaporte durante uma viagem você terá de fazer boletim de ocorrência, informar a embaixada ou consulado do Brasil e solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB).
Ah, e, se quiser viajar em breve, clique AQUI que nós te ajudamos com o destino perfeito, combinado?