Sabe aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Quando falamos em Santiago, no Chile, é exatamente isso o que se sente. Logo na chegada, as paisagens proporcionadas pela Cordilheira dos Andes através das janelas do avião são de deixar qualquer turista apaixonado. Cheia de charme, de atrações incríveis e cenários de tirar o fôlego, a capital é um ótimo começo para descobrir as grandezas do país.
CONHECENDO O CENTRO
Santiago é uma cidade grande, tem muita coisa para ser vista e muita história para ser contada. Os roteiros normalmente levam a edifícios históricos, como o Palacio de la Moneda, a Catedral e o Correo Central, entre outros. La Moneda, sede do governo chileno, ainda tem outro atrativo: a cada dois dias, é possível acompanhar a tradicional troca de guarda, com banda e desfile militar. O Mercado Central é outro ponto a ser visitado, com seus produtos e sabores típicos. O bairro de Bellavista é um dos mais descolados da capital. Apresentando arquitetura cheia de cores, é por lá que estão os restaurantes e atrações mais badalados. Esta é uma boa pedida também durante a noite, já que seus bares e casas noturnas atraem um grande público. Para os amantes da natureza e de belas paisagens, o Cerro San Cristóbal é um paraíso em meio à moderna metrópole. Os bondinhos e o teleférico conduzem os visitantes às alturas, revelando uma vista espetacular. Ainda sobra fôlego para passeios imperdíveis como Viña del Mar e Valparaíso, que ficam a poucos quilômetros dali.
O SURPREENDENTE ATACAMA
Entre a montanhas, lagoas e até um vulcão, o deserto do Atacama desponta como a região mais alta e mais árida do mundo. Sua beleza estarrecedora não tem hora para chegar: a fantástica paisagem encontra espaço cativo na memória de quem a vê pela primeira vez. Com muitos atrativos ecoturísticos, partindo de São Pedro do Atacama, a primeira parada sugerida é, na verdade, uma dobradinha formada pelos vales da Lua e de Marte (este último também chamado de Vale da Morte). O cenário, sem traço algum de vegetação, mergulha os visitantes em uma realidade inteiramente nova, que mais parece trazida de outra dimensão.
DE DEIXAR BOQUIABERTO
O Atacama reúne as condições especiais para assistir de camarote ao espetáculo de luzes e cores que toma conta do céu após o cair do sol. E é exatamente por isso que o local é ideal para apaixonados por astroturismo, sendo palco para a realização de tours temáticos de cair o queixo. Longe de decepcionar, o deserto chileno reserva uma infinidade de atrações, que variam do célebre Salar de Atacama, um dos maiores desertos de sal do planeta, ao azul-turquesa das águas da Lagoa Cejar, passando ainda pela Reserva Nacional dos Flamingos e pelo curioso Geysers del Tatio, campo geotérmico de onde jorram jatos d’água fervendo.
EXPLORANDO OS ARREDORES
Vale também guardar alguns dias para desbravar San Pedro de Atacama, a capital da região. A Rua Caracoles é a principal via da cidade e, por lá, só passam pedestres. Em todo o caminho, os viajantes encontram cafés, restaurantes, hotéis e diversas lojas. Por ela, também é possível avistar o vulcão Licancabur, um dos principais vulcões nos arredores de San Pedro.
Quer saber mais sobre? Consulte-nos!